quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DICA DE BOM PROGRAMA PARA VER NA TV E PARA VER AO VIVO E EM CORES


Mitos: o que esperar dos nossos ancestrais?

No mes de novembro, todas às quartas-feiras, o programa Café Filosófico (ao vivo e com a presença do público) promove encontros sobre Mitos: o que esperar dos nossos ancestrais?

Abertura: 4ª feira, dia 04/11, às 20h30, com o tema "Mito: o nada que é tudo".
Palestrantes do dia 04/11: Antonio Medina Rodrigues, Demétrio Magnoli e José de Paula Ramos Jr.

Local: Av. Angélica, 2331 / Tom Jazz - Higienópolis - São Paulo SP. Não há necessidade de inscrição antecipada.
Entrada franca: ingressos distribuídos no próprio local a partir das 18h30 (180 lugares). Lotação por ordem de chegada.


Sobre os encontros
Mito, filosofia e história exprimem o espírito humano e são constituintes da cultura. A deformação do mito implica mistificação. A sobrevivência do mito na modernidade demonstra a força perene do simbólico como forma de conhecimento que sobrevive às crises por sua universalidade concreta e sua capacidade de atribuir sentido pleno à vida. Essas e outras questões serão discutidas entre os palestrantes e o público presente (perguntas abertas ao público).

- Próximos encontros: sempre às quartas-feiras, 20h30.
dia 11 nov: Mito e Ética: Sócrates e Kant, com Antonio Medina Rodrigues
dia 19 nov: A Identidade brasileira: Mito e Literatura, com José de Paula Ramos Jr.
dia 25 nov: O mito da raça: em busca da pureza, com Demétrio Magnoli

- Os palestrantes
Antonio Medina Rodrigues (curador do módulo de novembro) é professor de língua e literatura grega na USP. Conferencista da Casa do Saber, tradutor, poeta e ensaísta. Autor de inúmeros artigos publicados na imprensa de São Paulo, que serão recolhidos em Papo Cabeça (Ed Ateliê).
Demétrio Magnoli, sociólogo e doutor em Geografia Humana pela USP, integra o o Grupo de Análises de Conjuntura Internacional da USP, é colunista de "O Estado de S. Paulo" e " "O Globo". Autor do livro Uma gota de sangue - história do pensamento racial (Ed. Contexto).
José de Paula Ramos Jr. é doutor em literatura brasileira e professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Dedica-se à pesquisa da fortuna crítica de Macunaíma, de Mário de Andrade, ao estudo da crítica textual e ao estabelecimento de texto para publicação de edições fidedignas de obras literárias como Várias histórias, de Machado de Assis (Ed Ateliê).

- Participação também pela internet
Se você desejar enviar perguntas sobre o tema da palestra - antes do debate ser realizado - basta escrever um e-mail com o assunto “Mito. O que esperar dos nossos ancestrais" para cpflcultura@cpfl.com.br que repassaremos as perguntas para o mediador do encontro. O evento também é transmitido em tempo real no site www.cpflcultura.com.br/ . Siga: twitter.com/cpflcultura
contato: cafefilosofico@comunicacaodirigida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário