segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PATRÍCIA DECARLI - PERFIL PROFISSIONAL

Estava atualizando meu orkut, e tem um campo onde devemos especificar o que já fizermos em nosso trabalho, mas não consegui descrever a metade, então resolvi recorrer ao blog e descrever meus trabalhos profissionais.

A maioria acha que minha primeiro experiência profissional foi na Tv Cultura, mas não.

A história começa antes. Eu sempre gostei muito de física, minha matéria favorita no colégio, e adorava as aulas de desenho geométrico. E na minha adolescência a internet começou a se popularizar, e virou a febre do momento, como eu passava horas no ICQ, no meu antigo blog, a conclusão foi de que eu deveria fazer Engenharia da Computação.

Na época eram poucas as faculdades que ofereciam esse curso e em algumas eu prestei vestibular para engenharia mecânica.

Na hora de fazer a matrícula, eu passei por uns problemas financeiros, conhecem aquele ditato tem males que vem para o bem? Minha reação foi de ficar muito chateada, mas resolvi fazer um curso Técnico em Informática, que era dividido em quatro módulos: HARDWARE, REDES, PROGRAMAÇÃO e WEBDESIGNER.

O curso durou quase dois anos, foi uma experiência maravilhosa, primeiro porque eu fiz amigos verdadeiros, e aprendi muita coisa, as aulas de HARDWARE são muito legais, aquela emoção de abrir um computador, montar e desmontar, é uma nostalgia a infância, é como brincar de lego. Nessa aréa eu não trabalhei. Eu não gostava do módulo de REDES, mas foi módulo que eu tirei a nota mais alta, vai entender, e parelelo ao módulo de REDES, tudo começou a mudar, minha diversão sempre foi ir em show e rodeio, AMO, música é tudo da minha vida desde pequena. E quando estava estudando REDES, fui em um show, e de tanto que eu ia em show, já me enturmava com o pessoal da produção, e em um show em especial fiquei observando o empresário trabalhando, enquanto minha mãe me disse, o show é na sua frente você fica olhando para os lados, na mesma hora eu respondi: é isso que eu quero para meu futuro, vou trabalhar com produção de shows.

Eu não sabia por onde começar, e nas aulas de rede, nós passavamos muito tempo utilizando o computador com interner, comecei a pesquisar sobre a profissão descobri que não havia nem curso, nem livros então fiz uma busca nesses sites de relacionamento e localizei um produtor executivo e cultural, o meu grande Mestre Alcides Nogueira Junior, fiz muitas perguntas à ele, conversamos muito sobre o assunto e tomei a decisão de que ia terminar o curso de informatica, mas que após ia iniciar uma carreira de comunicação. Eu tinha duas opções relações públicas ou rádio e tv. Até hoje eu não entendo direito o que faz um profissional de relações públicas, então optei por rádio e tv, porque se não desse certo de trabalhar com shows, ia trabalhar em tv.

Enquanto continuava o curso, pesquisa tudo sobre a profissão que queria seguir, quando eu entrei no módulo de PROGRAMAÇÃO, eu consegui um estágio em um Cartório de Registro de Imóveis. O trabalhei com pessoas maravilhosas que tenho amizade até hoje, meu contrato era de 1 ano, no 6 meses eu pedi para sair, não aguentava aquela rotina de enviar notificações eletrônicas, eu fazia serviços de cartório e não de informática, era literalmente um peixe fora da água. Mas foi uma experiência muito legal e eles sabem o quanto eu sou grata por ter passado esses 6 meses com eles.

O curso de PROGRAMAÇÃO, eu fiquei um pouco perdida, eu perdi algumas aulas porque fiquei internada com suspeita de apenticite, mas não era nada. Não consegui compreender muito bem, mas PROGRAMAÇÃO é muito interressante e dá dinheiro, vale a pena.

Bom Deus escreve certo por linhas tortas, graças à uma querida amiga, conheci a dupla pop T-Line, e própus ao produtor que prestar serviço de divulgação, cuidar de fã clube entro de poder acompanhar de perdo o dia-a-dia da carreira de uma dupla. Foi muito legal, pena que a dupla se desfez, a Jack (minha estrela) optou por estudar psicológia e o Thiago está ai com a dupla Thiago & Lukcas, o cd deles está demais. Eu cheguei a trabalhar com um cantor, que cantava música sertaneja, que ele também abandonou a carreira, mas foi bom enquanto durou, porque eu era a fotograga, webdsigner, produtora, a equipe inteira se resumia em mim, aprende-se muito nessas situações.

Em paralelo eu estava no módulo de WEBDESIGNER. Que se alguém me falar que a profissão de radialista acabou e eu tiver que voltar para informática sem dúvidas minha paixão é WEBDESIGNER.

Prestei vestibular para Comunicação Social habilitada em Rádio e Tv, eu sou apaixonada por essa profissão, no primeiro ano de faculdade nós estudamos fotográfia, e eu tenho um xodô pela minha primeira foto profissional.

Vou compartilhar com vocês



Ela é muito mais bonita original, essa é uma foto da foto.
Mas é fascinante tirar a fotográfia, escolher o melhor angulo, checar a iluminação e depois você mesmo revelar. Eu aprendi o procedimento fotográfico analógico e digital. Eu adoraria que algum invento cria-se uma máquina digital que fosse possivél revelar pelo processo analógico, só quem é fotografo entende como é demais revelar um foto.

No segundo ano de faculdade, eu comecei a estagiar na TV Cultura, comecei no atendimento ao telespectador, meu serviço era: responder e-mails, telefonemas e cartas de telespectadores, essa experiência foi demais, eu pude conhecer diretamento o público da emissora, de cada programa. Eu era responsável pelas fitas VHS, agora são DVDs, mas eu rebobinava as fitas mais antigas, levava ao controle mestre para que fosse gravado toda programação caso nós precisassemos rever algo. Cada vez que eu levava as fitas eu sempre aprendi algo com o pessoal do controle mestre.

Logo eu fui para produção de chamadas, onde produzi créditos de encerramentos, textos para chamadas, decupava e definia as imagens, tive muito contato com edição, e com sonoplastia. É muito bom, você escolher as imagens, escrever um texto para o público que eu conheci bem no atendimento, depois ir para edição ver a chamada se formando e gravar o off com o locutor e depois ver ela no ar. Não tem preço.

Esse foi o meu primeiro ano de estágio na Tv Cultura, então eles renovaram meu contrato para mais um ano e eu fui para produção Jornalistica, dos programas de faixa de Vida Sustentavél: Balanço Social, Ação Consciente e Planeta Cidade. Foi onde eu aprendi como fazer uma pauta, como trabalhar em um estúdio, fui câmera girl dos making of dos convidados da entrevista com Herodoto Barbeiro, produzi a primeira externa com a repórter Andressa Boni e além de tudo que eu aprendi profissionalmente eu aprendi a respeitar mais o meio ambiente, me tornei uma pessoa melhor.

Fiquei pouco tempo lá, mas por uma boa causa, fui convidada a ser estágiaria do Cocoricó, programa infantil que eu amo, onde eu aprendi produção de dramaturgia, com bonecos de manipulação. A experiência de estudio eu já tinha, mas aprendei continuidade que é muito legal, cuidava do roteiro de edição e tive um bônus incrível
aprender a manipular bonecos, criei minha personagem a Patysleine que me acompanha no projetos sociais que eu coordeno. Sou uma aprendiz de manipulação, ainda tenho muito que melhorar.
Nós digas que eu não grava com o Cocoricó eu assumia o papel de assistente de platéiado programa Ao Ponto, voltei para o contato direto com o público, e no Cocoricó quando havia visita dos ganhadores da Tv Rá-Tim-Bum, o público era infantil e no Ao Ponto eu trabalhei com os adolescentes. Paralelo ao Cocoricó consegui também um pontinha no programa Metrópolis, participei da produção do video para o premio Jabuti 2008, no dia das crianças fiz meu primeiro link ao vivo para o programa Cambalhota e participei da produção da abertura do Teleton 2008, que foi feita ao vivo direto do auditório do Ibirapuera, ali eu pude atua como a Patrícia Produtora de show, pensa em uma pessoa feliz e realizada, e ainda saber que o meu trabalho contribuiu para pessoas tão especiais.

Ai veio a lei que de que se podia renovar mais de duas vez o contrato de estágiario e eu sai da Tv Cultura.
Na faculdade também eu fiz várias coisas que eu adorei, nós colocamos no ar uma rádio ao vivo, e eu era a repórter de trânsito, saia eu e o produtor de moto e passava a noticia em tempo real.
Agora em breve vou poder apresentar meu TCC para vocês, o TCC dispertou o meu lado repórter que eu desconhecia.

Acharam que eu escrevi demais? Ainda vou escrever muito mais minha carreira só está começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário