segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FINADOS

Hoje é dia de celebrar os mortos.
Para a Igreja Católica o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

Quem gosta da Banda Biquini Cavadão vai se lembrar desse trecho: "... como é díficil viver carregando um cemitério na cabeça..."

Não sei quem compos a música, mas quem escreveu essa frase deve ter tido uma vida semelhante a minha.
Muitos se espantam com a naturalidade que eu vejo cemitério, a morte, mas eu nasci carregando um cemitério na cabeça, meus irmãos que eu amo muito Thiago e Gabriel faleceram antes da minha chegada, quando eu estava com um ano e meio cometeram o pior pecado que a humanidade pode cometer, esse pecado é roubar, de acordo com a belissíma definição do livro Caçador de Pipas: Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando da esposa, o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. e foi exatamente o que aconteceu comigo, com um ano de idade aprendi a perder a pessoa que mais amava, com um tiro na cabeça roubaram ele de mim, e ele cai aos meus pésinhos pequeninos de bebe, então eu fui praticamente criada dentro de um cemitério, porque minha mãe sempre me colocou a par do que havia acontecido, até hoje eu não falo que vou ao cemitério e sim à casa do meu pai. Muitos acham estranho, e vocês devem estar estranhando ao ler isso, mas só quem ama e perde entende. Minhas professoras da pré-escola ficavam espantadas com meus desenhos, quando pediam à sala que desenha-se algo que tem na cidade eu desenhava um cemitério, que aliás é o desenho mais fácil do mundo, é só colocar um quadradinhos com cruz em cima e desenhar umas florzinhas. E a professora tinha a cara de pau de mandar eu fazer outro desenho, professora o minimo que a senhora tem que saber é que cemitério faz parte da cidade, toda cidadizinha tem o seu. Não tenho culpa que meus coleguinhas de classe são desinformados e achavam que nas cidades só haviam casas, predios e igrejas, sou antenada desde pequena, cidade tem muito mais meu bem.
E tem violência, tem vândalismo, por isso, nesse finados eu e minha mãe, com a licença Rafinha Bastos, foi a nossa vez de PROTESTAR.



Quando um vândulo rouba letras, imagens, portas de um tumulo seu crime é muito maior do que roubar objetos, seu crime é o DESRESPEITO com os que ali estão interrados e com as famílias.

O primeiro roubo na casa do meu pai, foi a placa com os nomes da data de nascimento e obto dos meus irmãos, será que o Thiago e o Gabriel, além de terem perdido a vida por erros medicos não possuem o direito de serem lembrados? Depois foi o nome do meu pai, um homem de origem humilde, trabalhador, que não teve o direito de ver a filha crescer, não tem direito a respeito depois de morto? E mais recente roubaram a imagem do Cristo que fica em nosso tumulo, eu cansada e indignada com tanta falta de respeito fui "armada" com equipamentos de filmagem e fotografia para registrar o fato, e para minha surpresa me deparo com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus no meu tumulo e o meu Cristo no tumulo do visinho, que parabenizar as administrados do Cemitério Munipal de Jandira, por terem resgatado os objetos, que os ladrões não tiveram capacidade de vender. E eu vou conferir se vocês colocaram o Cristo e o Sagrado Coração de Jesus em seus respectivos tumulos. Andando na cidade de São Paulo, me deparei com o cemitério São Paulo com cercas de segurança. Outro dia estava lendo o blog do jornalista Felipe Andreoli, um tipico paulistano como eu, e ele relatou o fato de ver o cemitério do Araçá com cercas, foi muito interrassante a forma como o Felipe relatou, agora não estou localizando no blog mas fica o endereço para quem quiser dar um procurada http://felipeandreoliblog.blog.uol.com.br/

Sábado, eu acordei bem cedo, é bem no sábado vespera de feriado, fui para Unifieo dar uma entrevista sobre a minha relação com Bonecos de Manipulação, vou contar para vocês não ficarem curiosos, mas espero que o TCC das meninas sejam um sucesso e que o mundo assista essa reportagem sobre os programas que utilizam bonecos de manipulação.
E na entrevista eu citei o Felipe Andreoli, 'baralho', já está virando perceguição, mas o Felipe é um exemplo para mim como jornalista, ele e o pai Luiz Andreoli, eu sempre cito muito meus ídolos, mas então, mas antes que eu conta-se sobre minha relação de bonecos, a Patysleine, queridissima, meu xodô, se apresentou e me pediu para contar a história de como ela nasceu.
Eu nasci em 86 então fui uma criança que acompanhou a programação infantil do final dos anos 80 e a década de 90 para frente, porque até hoje eu acompanho a programação infantil, tenho que acompanhar meus primos-'sobrinhos'. Eu assisti muito Xou da Xuxa, Mara Maravilha, Sergio Malandro, Angélica, Rá-Tim-Bum (tenho que dar uma pausa e citar quadro idolos: Fernando Gómes, Álvaros Peterson, Marcelo Taz e Fernando Meirelles, isso explica muita coisa, por exemplo, porque o programa é sucesso até hoje, é como juntar os melhores ingredientes para fazer um bolo), Castelo Rá-Tim-Bum, Glub Glub, Mundo da Lua, Cocoricó (mas não era fanatica pelo Cocó), mas a minha grande paixão é a Priscila da Tv Colosso, e eu por isso que eu cito o Felipe Andreoli, pois em sua comédia stand up ele fala que quando ele era uma inocente criança achava que seu idolo Fofão vestia o suspensorio e ia trabalhar, ele falo exatamento o que eu pensava da Priscila, desculpa Felipe conta uma parte do seu show, mas eu achava que a Priscila acordava todo dia, colocava seu lacinho fashion na cabeça e ia para Tv Colosso trabalhar, mas um dia agente cresce e descobre que Papai Noel não existe, que a Priscila é um figurino, e que principe encantado só nos livros e homens romanticos estão em instinção. Por destino ou não eu desisti de fazer faculdade de engenharia da computação ou mecânica, as quais prestei e passei no vestibular para seguir um sonho, trabalhar no show bussines, espelhanda em Franco Scornavacca, esse sim é um ídolo que eu falo com muito orgulho dele, me espelho demais nele, enfim não sabia o que tinha que fazer, estudar e conheci um anjo chamado Alcides Nogueira Jr, meu padrinho de carreira, que hoje não está mais entre nós mas está ao lado de Deus, junto com meu papai cuidando de mim. Ele me aconselho fazer faculdade de Rádio e Tv ou então Relações Públicas, achei rádio e tv mais interressante e lá fui eu, esse ano me formo, no segundo ano de faculdade eu comecei a estagiar na Tv Cultura, no atendimento, que foi demais, depois fui para chamadas que deixou saudades,de programação foi um ano de estágio, e ao entrar na Cultura eu me apeguei ao programa Cocoricó, tietei a bicharada tirei foto, comprei todos os bonecos, comemorei meu aniversário de 22 anos em grande estilo com decoração do cocoricó, me tornei a fã número um do cocoricó aos 21 anos. Ai fui para o Jornalismo, a principio quando eu recebi a notícia pensei: - jornalismo? mas eu faço rádio e tv, DEUS, Tv Cultura obrigada pelo o estágio em jornalismo ao lado de Herodoto Barbeiro, foi uma grande escola, quando eu estava muito feliz em fazer parte da equipe de jornalismo dos programas Balanço Social, Ação Consciente e Planeta Cidade, avisaram que haveria um reunião entre os estágiarios onde eu ou meu colega Rodrigo (Tanga) teriamos que deixar o programa, eu fui super chateada para reunião, mas a manhã inteira eu fiquei com uma coisa na cabeça. Eu adoro assistir Big Brother, e para mim a melhor parte do programa é o Pedro Bial, e um dia ele disse para um participante no BBB8: - Eu aprendi com meu treinador de basquete que eu tinha que pegar a bola como se estivesse com muita fome e a bola fosse uma lasanha, aprendi com ele que quando queremos uma coisa temos que demonstrar. Foi essa mensagem que o Bial quis passar, e essa frase martelou minha cabeça a manhã inteira daquele dia, fui para reunião com nossa gerente de produção a Leila, e ela disse: - Um de vocês terá que ir para produção do Cocoricó. Pensa em um estágiaria louca, que já fala alto por ser descentende de italianos, dar um pulo na sala da gerente de produção e falar: Eu vou, vai ser um presente para mim, e na mesma hora foi decidido que eu iria. Foi engraçado, que a produtora Giseli que hoje em dia muito mais do uma profissional que trabalhou comigo, muito mais que minha chefinha, é minha amiga mora no meu coração, ela estava com medo de ter uma estagiaria deslumbrada. Mas eu cheguei para trabalhar como sempre, passado um tempo a Giseli me conta essa história e me parebenizou por separar a fã do Cocoricó da estagiária do Cocoricó, e contou para nosso Diretor, o Fernando Gómes que eu era fã a frase dele foi a seguinte: - como você entra aqui e não fala que é fã? E mais surpresas vieram, sorte, destino, mão de Deus, só sei que desta vez apaguei as velinhas do meu bolo de 23 aninhos com o Júlio e toda turma do Paiol, mas o presente maior veio depois, um dia a minha querida amiga Carlota assistente de manipulação mão direita literalmente do Júlio, estava doente, e o Fernado me colocou no lugar para fazer a mão do Júlio, e o Fernando sabe a emoção que eu senti, porque todos comentam que quando ele pela primeira vez se vestiu de Garibaldo chorou de emoção, é chefe estou te entregando, ele assistia o Garibaldo quando criança e agora ele era o Garibaldo, a mesma coisa eu assistia o Cocoricó e naquele momento eu era a mão do Júlio, e o mais emocionante eu não sabia, nunca tinha manipulado um boneco, esse estágio bônus foi demais, ai nasceu a Patysleine, eu não podia deixar de ter a minha própria personagem, atualmente ela é a locutora principal do meu TCC, ela atua comigo nas campanhas solidárias que eu coordeno. E o que me arrepia, é saber que o diretor, confeccionador de bonecos e manipulador Fernando Gomes, criou um boneco porque era fã do Bambalalão e assim começou a história do Fernando com bonecos, e hoje eu vejo e tenho a sorte e honra de ver a historia se repetir comigo.
Eu utilizo muito esses meios de internet orkut, blog, twitter, facebook, e no orkut eu sempre estou na comunidade dos meus idolos, e fiquei indignada não havia uma comunidade para os fãs de Fernado Gómes, mas agora há http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=90832263 uma comunidade para reunir todos os fãs, do diretor, ator, manipular de bonecos, confecionador de bonecos, artista plásticos que à 23 anos está trabalhando com programa de contéudo para crianças, não falo isso, parece até exagero da minha parte, por ele ter cido meu chefe e ser meu ídolo, mas essa é a história desse grande profissional da Tv Brasileira, com o qual eu tive a oportunidade de aprender muito, não apenas com ele como toda equipe técnica, produção, edição e elenco do Cocoricó. Nesta entrevista que eu dei eu precisei contar duas coisas, um que toda equipe está cansada de saber, eu meu personagem favorito não é o Júlio, como todos pensão, o meu personagem favorito é o Astolfo, tudo começou com o Astolfo eu me apaixonei por esse porquinho e ai o Cocoricó foi me ganhando, mas uma coisa que o elenco não sabe principalmente a Neuza que eu adoro, é que quando criança eu não gostava da Zazá, achava ele muito rabugenta, eu precisei trabalhar com a Zazá para descobrir que ele é sensacional, minha amigona a Zazá hoje em dia, aliás todos a Lilica, a Lola, o Júlio, o Astolfo, Toquinho, Martelo, Dito, Feito, Mimosa, Alípio de ídolos passaram a amigos, eu sou muito sortuda, porque a cada personagem eu ganhei dois amigos o personagem e o ator ou atriz. Foi tudo isso que eu contei na entrevista do TCC da Unifieo.




Detalhe era outro assunto que eu ia chegar, sai de lá encontrei minha mãe e fomos comprar flores e velas para o dia de finados, eu gostaria muito de dar um presente para meu pai, mas só posso dar flores, eu nunca fui em um shopping comprar presente de dia dos pais, sempre vou na floricultura, só que dessa vez eu fui no supermercado porque tinha uma variedade, ali eu vi uma realidade Brasileira, muito triste, o mercado estava lotado, bom para o mercado lucrou bastante, mas ninguém estava pensando em seus entes queridos, as pessoas esquecem do significado do finados é só mais um feriado né, então vamos encher o carrinho de supermercado de cerveja e carne para o churrasco. Lembrem-se que só estamos aqui graças aos nosso antepassados. Senão fosse meu bisavô fugir da guerra no porão de um návio e contruir uma família aqui no Brasil, eu não estaria escrevendo a minha história, meus pais não teriam escrito à deles, meus avôs também não, por isso nesse dia SAUDADE SIM, TRISTEZA NÃO, mas vamos lembrar dos que tanto nos amaram e nos ensinaram.

Tem um canção, composta pelo Kiko Scornavacca que para mim se tornou uma oração:

QUEM VAI OLHAR POR ELE, SE ELE PRECISAR?
QUEM VAI CHORAR COM ELE, SE QUISER CHORAR?
QUEM VAI SER SEU AMIGO?
QUEM VAI LHE EXTENDER A MÃO?
QUEM VAI SECAR SEU PRANTO,
ANTES QUE SEU PRANTO TOQUE O CHÃO?

ELE CRIOU A TERRA
CRIOI O CEU E O MAR
ELE CRIOU A VIDA
E TUDO QUE ELE QUIS CRIAR

SE ELE É O CAMINHO
É A SALVAÇÃO PARA NÓS
PORQUE QUE O HOMEM NUNCA QUER
ESCUTAR SUA VOZ?

E QUANTO TEMPO AINDA VAMOS TER PARA ENTENDER?
QUE ELE É NOSSO MESTRE QUE SEU AMOR NOS FAZ VIVER.

FELICIDADE, PAZ E EMOÇÃO SÃO SENTIMENTOS DE QUEM FAZ UMA ORAÇÃO.
FELICIDADE, PAZ E EMOÇÃO SÃO SENTIMENTOS DE QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO.


MAS ELE ESTÁ AQUI
COMO VOCÊ PEDIU
E TODA SUA PRECE
SORRINDO ELE OUVIR

NÓS ENVIOU SEU FILHO
O CAMINHO
A SALVAÇÃO
COBRIU COM O SEU MANTO
A ALMA DE TODA ESSA NAÇÃO

E QUANTO TEMPO AINDA VAMOS TER PARA ENTENDER?
QUE ELE É O NOSSO MESTRE QUE SEU AMOR NOS FAZ VIVER.

FELICIDADE, PAZ E EMOÇÃO SÃO SENTIMENTOS DE QUEM FAZ UMA ORAÇÃO.
FELICIDADE, PAZ E EMOÇÃO SÃO SENTIMENTOS DE QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO.


Em nome no Pai do Filho e do Espirito Santo eu desejo à vocês um feriado de FELICIDADE, PAZ E EMOÇÃO

Patrícia Decarli

Nenhum comentário:

Postar um comentário